89

Na última sexta-feira, no dia do “fim do mundo”, chego na empresa, ligo o computador, acesso o portal do UOL e tenho uma boa surpresa: a frequência 89,1 MHz na cidade de São Paulo voltou a ser a Rádio Rock, desde a 0h daquela data! Isso mesmo. Depois de seis anos, desde que o grupo Bandeirantes a transformou numa genérica da Joven Pan, a 89 FM voltou a tocar rock na sua programação.

O provedor UOL bancou esta ressurreição, adquirindo a concessão da faixa de frequência e a marca. Agora a rádio se chama UOL 89FM: a Rádio Rock. Mas na prática voltou a ser a 89.

Icônicos locutores “à casa tornaram”. Ou seja, parte da equipe que a “Band” enxotou está de volta aos seus antigos horários. Programas que marcaram época, como  A hora dos perdidos, reapareceram na grade. É como se a emissora estivesse congelada desde 2006.

Agora a Kiss FM não está mais sozinha no segmento rock’n’roll no país (principalmente na cidade de São Paulo). Porém, as duas emissoras não devem bater diretamente de frente, pois a 89 deverá atender ao público “molecadinha”, com muitos lançamentos, bandas novas, os velhos shows de aniversário no Anhembi, participações ao vivo e programas de humor. E a Kiss continua como a rádio dos tiozinhos, tocando os clássicos das bandas consagradas e os sucessos avulsos que ninguém sabe o nome ou quem a criou, mas que todo mundo canta junto.

E só para não deixar de citar: enquanto me preparava para escrever este post, resolvi investigar se a Brasil 2000 FM também tinha alguma chance de retorno ao rock, e descobri que ela voltou como uma web radio desde o meio de 2012. Ou seja, ela está operando apenas na internet, mas não em sua antiga frequência, 107,3MHz. E como minha conexão está horrível, não consgui ouvir muito para saber qualé  desata nova Brasil 2000. O site também não tem muita informação além do player. Será que o Tatóla e o Maia voltaram?