Em dezembro falei aqui do projeto da Marvel de lançar um filme juntando alguns de seus personagens já encarnados nos cinemas: O “projeto” Vingadores.

Ontem, durante o intervalo do Super Bowl, (o jogo decisivo do campeonato nacional de futebol americano), o espaço publicitário mais caro da TV mundial, foi exibido o primeiro trailer (ou ‘spot de TV’) de Capitão América: o Primeiro Vingador.

Para aqueles que não conhecem o ‘anabolizado’ personagem, Steve Rogers (o Capitão América), era um jovem recruta raquítico que é selecionado para o Projeto Super-Soldado. Experiências com ‘esteróides’ dão ao rapaz força sobre humana.

Enviado para a Europa para combater as tropas do Eixo. Originalmente, a série começou a ser publicado em 1939, antes dos EUA entrarem na II Guerra Mundial. Praticamente a editora Marvel nasceu ali (no início da sua Era de Ouro). Ao término da guerra, o personagem foi ‘engavetado’. Sendo regatado por Thor, Homem de Ferro e companhia, durante a década de 1960 (Era de Prata) para assumir o comando dos Vingadores.

De lá pra cá, Rogers já morreu e ressuscitou pelo menos umas duas vezes. Foi perseguido pelo governo. Mas sempre manteve uma integridade moral, que se todo soldado estadunidense tivesse, com certeza não seriam tão odiados nos países onde chegam.

Capitão América: o Primeiro Vingador estreia em julho.