Se na banca não tem
Depois da distribuição precária dos cromos pelas bancas, depois do roubo de milhares de envelopes de figurinha, a FIFA apresentou uma solução: o Álbum Virtual da Copa. Totalmente gratuito, você precisa apenas se cadastrar no site da entidade para ter acesso ao “livro” e às “estampas ilustradas”.
Apesar de ser uma animação em flash, é possível virar as páginas e rasgar os envelopes. O álbum virtual é exatamente o mesmo distribuído pela Panini no mundo todo. O intuito da FIFA é incentivar a visitação ao seu site. Você ganha dois envelopes a cada dia que visita a página da entidade. E para ninguém perder o interesse se ficar alguns dias sem colar as figurinhas, o período no qual a pessoa deixou de visitar a página será compensado com a distribuição dos pacotes acumulados em outros dias de acesso.
Até um sistema de trocas on line foi criado: você cadastras suas figurinhas repetidas e, automaticamente, este dado mais os números vazios do seu álbum são cruzados com outros usuários do mundo todo. Havendo coincidência de interesses a troca ocorre.
Com certeza não é a mesma coisa que colecionar de verdade, mas já quebra um galho para quem não colecionar mesmo. Acabei de me registra no site, então ainda não experimentei, e não posso dar um “testemunho” sobre o funcionamento. Outro dia volto a falar sobre isso.
E quem se interessou, o site da Fifa é www.fifa.com.