Garrafa Czechvar 500 ml + Taça exclusiva
O kit Czechvar fora um grande sucesso de vendas (eu mesmo comprei um quando o vi no Russi do Centro de Jundiaí). A primeira tiragem teve quase cinco mil unidade distribuídas pelo Brasil.
Passaram se quase seis meses desde a impressão da caixa quando o cliente me contatou novamente. Ele receberia um novo carregamento de copos e garrafas Czechvar, consequentemente novos kits seriam montados. Antes de encaminhar a encomenda à gráfica, faríamos algumas mudanças na embalagem. A maioria das modificações eram pequenas correções de de texto (acréscimo, remoção ou substituição de informações). Mas a segunda edição trouxe duas diferenças bem visíveis:
A primeira diferença foi a cor da moldura da janela. Não me lembro se o erro aconteceu no primeiro ou no segundo orçamento, só sei que o erro foi meu (e assumo). Na versão original, o contorno do visor foi feito com cores padrão CMYK, segundo a combinação imposta pelo manual de identidade visual. Já na reimpressão, a borda foi feita com tinta Pantone dourada (também seguindo indicação do manual). Como a consequência do erro foi uma evolução visual da embalagem, a diferença financeira foi mínima e o produto já era comprovadamente um sucesso, o cliente até agradeceu “minha iniciativa” de usar tinta especial em alguns detalhes (mas para mim ficou um alerta para que isso não se repita).
Mas a maior diferença da segunda edição do kit foi a tampa da embalagem. Assim que me ligou, o cliente agradeceu pelo sucesso da primeira versão e desabafou logo em seguida: “Precisamos tirar essa alça de cima da caixa. Bem que você avisou que isso não prestava! Um monte já chegava danificada nas lojas. Ela também dificultou muito a exposição, porque a altura não cabe em qualquer gôndola. Então precisamos mudar isso antes de ir para a gráfica de novo, ok?”.
Fiz todas as mudanças que foram solicitadas e mandei para a gráfica. Depois da primeira tiragem, a segunda edição ainda foi reimpressa mais algumas vezes sem novas mudanças.