Batendo Tambor
Hoje a tarde participarei do evento de lançamento mundial da rede social da Fundação Mozzila: Drumbeat, numa tradução livre seria “batida de tambor”.
Nesta nova rede, você não finge conhecer um monte de gente. Nem jogar “Fazendinha”. A proposta dela é algo totalmente diferente: Melhorar a internet, em todos os sentidos, através de projetos abertos. Qualquer pessoa pode colaborar com qualquer projeto. Não existe hierarquia, todos têm a mesma importância. Qualquer membro da rede pode começar um projeto.
Dando uma olhada nos projetos já abertos, percebe-se que “melhorar a internet, em todos os sentidos” não é um modo exagerado de falar. Existem desde projetos que exigem um alto conhecimento em programação, como criar uma forma de encarecer e inviabilizar as propagandas spam, até coisas mais simples (e mais minha especialidade), como a criação de pictogramas para facilitar o entendimento dos contratos de uso e privacidade de serviços online.
Ainda não sei exatamente como tudo isso funcionará, e por isso irei ao evento de lançamento. E embora as “festas” terem sido marcadas para semana passada (Rio de Janeiro – quinta-feira, 18/03) e hoje (São Paulo), a rede já está funcionando a algumas semanas. Esclarecerei minhas dúvidas e explicarei melhor tudo a vocês.
Se achar uma rede wireless aberta no local, twitarei alguma coisa que encontrar por lá. Como sei que só tenho um seguidor, quem quiser acompanhar o endereço é twitter.com/JODF_.
Vamos ver se ainda essa semana eu escreva sobre o evento e sobre o Drumbeat, e se coloco algumas fotos por aqui.