Parece que depois de 8 anos, a Warner cansou de esperar que a família de Jerry Siegel autorizar que Tom Welling use a capa e a cueca vermelha. Clark Kent finalmente terá um uniforme na 9ª temporada de Smallville (eu desisti de assistir na 3ª). A roupa do Superman será preta com o “S” prateado, e um sobre-tudo preto no lugar da capa. O traje é muito parecido com o que Kal-El usava quando ressuscitara, na minissérie O Retorno do Superman (anos 90).

Repare numa coisa: de todos os filmes e seriados de super-heróis feitos até hoje, o único uniforme 100% fiel aos quadrinhos é o do Super-Homem (exceto em Superman: o Retorno – 2006), e talvez o do Homem-Aranha. Tem até uma cena que brinca com isso em X-Men I: quando Ciclope entrega o uniforme a Logan, o Wolverine olha feio e Scott Summers diz “o que você esperava? Um colant amarelo?”. Desde o primeiro filme do Batman (1989), todo mundo só usa roupa preta.

Um tempo atrás, escrevi aqui sobre a briga pelos direitos autorais do “Homem de Aço”. E parece que este traje preto é a primeira consequência disso. Ambas as partes do impasse concordam apenas em um ponto: “Danem-se os fãs! Eu quero meu dinheiro”. Não percebem que se não chegarem num acordo a fonte secará?

O uniforme do Superman não é algo que se possa chamar de fashion, mas é uma marca construída. Assim como marcianos são sempre verdes, a roupa do Último Filho de Krypton é azul e a capa, as botas e a cueca são vermelhas.

Realmente estão acabando com o personagem que acabou com a Era dos Heróis nos quadrinhos e começou a Era de Ouro dos Super-Heróis. Infelizmente a única coisa que poderemos fazer, é parar de ler e assistir o Superman (o que forçará as partes a chegarem a um acorda, ou acelerará a “morte” do cara).