Hoje finalmente me livrei daquele visual tosco que este blog tinha desde o nascimento!

Como foram pouco mais de seis anos com a mesma cara, preferi manter uma estrutura bem fiel ao que o blog sempre foi. Mesmo assim, temos muitas mudanças e novidades:

A primeira grande diferença que se nota é substituição daquele fundo gradiente por uma fotografia. O background agora trará a imagem mais recente que eu adicionar ao Flickr. Ainda não descobri como a troca automaticamente, então precisarei editar o CSS do tema manualmente (então já peço desculpas antecipadas se a imagem estagnar por um tempo).

Em seguida, deixei o blog bem mais largo do que era. O tema antigo foi dimensionado para caber numa tela 800px × 600px. Hoje ele adequá-se ao Full HD (1920px × 1080px) quanto a telas de tablet (faltam alguns ajustes). Além do redimensionamento, a área de conteúdo também herdou o espaço do menu lateral, que se tornou retrátil e migrou da direita para a esquerda. Aproveitei para aumentar as margens laterais dentro do fundo branco para aumentar o conforto visual. obviamente isso entortará vários posts antigos (mas não me preocuparei com isso).

Ainda na área de conteúdo, troquei a tipografia dos títulos, categorias, tags, autoria e datas.  Sai a Arial Bold e dá lugar à Neo Basto nos títulos e a Tuvalu Bold nas outras informações, ambas fontes desenhadas por mim (um dia escrevo sobre elas). E no corpo de texto, sai a Verdana  e entra a Arial.

O cabeçalho e o rodapé ficarão fixos e sempre visíveis da em diante. E saem os fundos pretos retangulares. Agora esses elementos se mesclam com a borda metálica.

À esquerda de tudo está a maior novidade: um novo menu animado com botões que levam ao meu portfólio, ao meu currículo profissional (PDF) e ao meu perfil no Linkedin. Como este menu também aparecerá no site portfólio, ele também trás acesso ao blog e seu RSS. Incluí a seguir links para o Flickr e o Instagram. E caso alguém queira contatar-me (ou mesmo contratar-me)  pode me chamar no Skype, me escrever um email ou me telefonar (este é o mesmo número do WhatsApp).

O novo tema ainda tem alguns problemas estruturais (que se apresentam diferentes em cada navegador), então ainda não será aplicado ao meu portfólio. Então site e blog continuam separados por enquanto.