Neste final de semana consegui um tempinho para trabalhar no novo visual do blog (aquele que unirá o blog com o meu portfólio). Uma das novidades será um menu pictográfico com links para as páginas-mãe do portfólio.

Para quem não sabe, pictograma são símbolos ilustrativos, normalmente chapados, usados geralmente em sinalização (tipo em placas de trânsito e portas de banheiros) ou instruções (como em etiquetas de roupa com informações sobre lavagem). Um bom pictograma deve ser facilmente entendido. Não dá para “criar um novo conceito”. É um campo no qual a criatividade deve se ater apenas à estilização, não à inovação.

Um desses pictogramas levará às minhas fotos (ainda não decidi se haverá uma mescla de fotos do Instagram e do Flickr no próprio site ou se o link irá direto para o Flickr). Inicialmente pensei num retângulo com bordas grossas, representando uma fotografia. Na prática, uma ideia nada intuitiva. Então parti para o óbvio: uma câmera de frente.

Inicialmente, desenhei a silhueta da carcaça da câmera e acrescentei dois círculos concêntricos para representar a a objetiva. Embora eu conseguira um resultado bastante intuitivo, ainda não fiquei satisfeito. Decidi colocar uma bolinha branca para dar um pouco de brilho à câmera, realçando a curvatura do conjunto óptico da máquina. É um detalhe mínimo mas, como se pode ver abaixo, fez muita diferença.

picto-photo