Uma semana atrás, a novela Passione revelou o segredo do personagem Gerson (Marcelo Antoni). Desde o início da trama o autor, Sílvio de Abreu, garantia que o mistério seria sexual.

A expectativa por algo escabroso era tão grande, levando a Goodyear a ameaçar retirar seu patrocínio caso o personagem fosse pedófilo ou cometesse algum outro tipo de crime. Então a Globo garantiu ao anunciante que não se tratava de algo ilegal.

Pois bem… Na última terça-feira, esse foi o principal assunto na onde trabalho (e imagino que em muitas outros locais de trabalho pelo Brasil). Muito pouca gente (muito pouca mesmo) assiste novelas, mesmo assim a decepção foi grande em saber que o cara curtia “sexo sujo”. O engraçado foi ver que os mais frustrados eram os que não acompanham a trama (inclusive eu). Não sei dizer se a revelação foi realmente fraca ou se pouca coisa choca nos dias de hoje…

Isso não vem ao caso. De qualquer forma este foi um momento “Falso Moralista”.

Mas afinal, o que é um momento “Falso Moralista”?

Certa vez no terceiro ano do ensino médio, um professor dividiu a classe em grupos e nos passou um trabalho para fazer. Buscamos um livro na biblioteca para começar. E por algum motivo, que não me lembro mais, o professor saiu da sala e voltou meia hora depois.

Um membro do meu grupo, o Piá (Wellington Rodrigo Sartori) começou a resumir os textos do livro. Como só tínhamos uma fonte de pesquisa, o restante de nós estava brincando de um jogo de ligar pontos para formar quadrados (o jogo do ponto).

Após quase meia hora concentrado em cima do livro, o Piá pediu que alguém continuasse o resumo. Então ele entrou na fila do jogo do ponto. Quando chegou sua vez o professor retornou. Então o “mestre” confiscou a folha usada no jogo e disse:

— Wellington, você precisa levar o estudo mais a sério e parar de brincadeira em sala de aula!

Ninguém gostava daquele professor (nem os outros professores).

Na aula seguinte daquela disciplina, o professor começou a ditar a  matéria. Ao perceber que o Piá não se mobilizara para anotar, ele questionou:

— Você não vai escrever, rapaz?

— Pra que, se o senhor já decidiu que eu não faço nada? – respondeu o Piá.

Então começou um bate-boca sem controle entre os dois. O restante de nós vibrou e gritou “ô loco”. Até que o Piá parou de falar, olhou para a cara do professor e disse:

— Olha professor, sabe o que o senhor é?

Silêncio… todos nos calamos a espera de uma grande ofensa…

— Um FALSO MORALISTA. – completou Piá, virando as constas, saindo da sala e frustrando todos nós.


Observação:
antes que alguém me chame de hipócrita, alegando que assisto novelas e não admito, gostaria de dizer que não assisto e não critico quem assiste.

Normalmente no horário de 21h às 22h assisto cada dia um programa diferente em canais pagos, dos quais nunca disse que tem mais qualidade que uma novela. Por exemplo, às terças-feiras o Discovery Chanel exibe um programa chamado  À Prova de Tudo, no qual o apresentador se enfia a cada semana num matagal diferente para comer bigatos e beber seu próprio mijo. Embora eu ache legal ver isso, não digo que o Brasil seria um lugar melhor se todos trocassem Passione por À Prova de Tudo.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Voce é um Falso Moralista!
    Fala que diz que a novela presta, mas fica assistindo a um show de imbecilidade.
    Eu já vi esse programa e é uma bosta.

    1. JODF disse:

      Na verdade, assisto à Prova de Tudo, mais por falta de opção no horário. Novela tem que ser assistida diariamente, e em outros dias tem programas bons em outros canais.

  2. João, você realmente é uma enciclopédia da cultura esquecida !!!

    Como você consegue lembrar de tantos detalhes !!

    E falando assim você está parecendo o Charles Henriquepéia !!

    Um abraço ! Joãodesciclopéia !

    1. JODF disse:

      Valeu Rafael… Tem momentos que são marcantes, por isso são fáceis de lembrar.